Assembleia histórica marca a posição dos servidores contra a ameaça de privatização do INPI.

Cerca de 500 trabalhadores de todas as carreiras da autarquia atenderam ao chamado do SINDISEP-RJ e das associações da casa (AFINPI e ANPESPI) para, no final da manhã de hoje, realizar uma das maiores assembleias de servidores já ocorridas, se não a maior, na história do INPI, autarquia federal criada em 1971.


Realizada no dia 12 de dezembro de 2019, na Rua Mayrinck Veiga nº 9, visava a debater e manifestar reprovação às ameaças veiculadas na grande mídia, e confirmadas em reuniões internas, de extinção do órgão e dos postos de trabalho e total entrega das atribuições típicas de Estado à iniciativa privada/paraestatal, representada pela fusão com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial ou outra entidade do chamado Sistema S (que é composto por SEBRAE, SENAC, SESI etc).


Em gesto de solidariedade e apoio à luta dos trabalhadores do INPI, a Assembleia Geral Unificada contou com a presença de companheiros de diversas outras entidades de defesa do serviço público, bem como outras organizações da sociedade e partidos políticos, a saber: AJUFE, ASCON, ASSAN, ASSIBGE-SN, FNP, Fórum de C&T, Fórum Estadual da Pessoa Idosa, gabinete do Deputado Federal Glauber Braga, SINDIPETRO-RJ, UEE-RJ e Unidade Popular.


A mobilização da casa foi significativa e vários colegas que se encontram no regime de trabalho remoto (home office) compareceram para registrar seu repúdio à total falta de compromisso e transparência dos gestores com relação a manter as atividades técnicas do INPI. Muitos servidores aposentados entenderam a gravidade e a consequências dos “estudos” e das “propostas” que objetivam a mudança da natureza jurídica do INPI e representam um verdadeiro ataque à soberania nacional.


A vontade dos presentes foi ampla ao ponto de mobilizar um ato público de marcha e fechamento da Avenida Rio Branco, dando ainda mais visibilidade à insatisfação coletiva e à denúncia de desmonte de mais um serviço público essencial ao desenvolvimento econômico e social do País.


Diversas propostas foram aprovadas, culminando em um vitorioso ato público retratando o sentimento de indignação expressado pelos servidores do INPI. Agradecemos também a solidariedade e integração em defesa dos serviços e servidores públicos, contra as privatizações e a certeza de que quando se luta junto, somos indestrutíveis.


Por fim, é indispensável reforçar a participação de todos nessa tarefa que é coletiva, fortalecendo o Sindisep/RJ, com a filiação dos companheiros da base (link da ficha de filiação) e ampliando a capacidade de ação do sindicato.


Vamos à luta!

#SomosTodosINPI





97 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

ASSEMBLEIA DO SINDISEP-RJ

Companheiras e companheiros: Queremos lembrar que hoje, as 10h30 em primeira convocação e 11h00 em última, será realizada uma assembleia geral do Sindisep-RJ que tem como pauta a deflagração de greve

Rua Visconde de Inhauma, n.º 58, sala 1108 - Centro

Rio de Janeiro - RJ, CEP 20091-007 - Brasil