top of page

CAMPANHA SALARIAL EBSERH 2021: Nem um passo atrás, nenhum direito a menos!



Há mais de um ano os trabalhadores da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), tentam negociar seu Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) sem sucesso. O impasse na negociação é fruto de orientação direta da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), orientada pelo banqueiro ministro da economia Paulo Guedes.


Não bastasse a indisposição de negociar o ACT, a empresa tenta a todo custo retirar 52 cláusulas, das 65 apresentadas pelos trabalhadores e suas entidades representativas, dentre elas o índice de aplicação da insalubridade, que resultaria em alguns casos a perda salarial de 27%.


O banqueiro ministro não demonstra a mesma “preocupação em economizar” quando se trata dos gastos com cartão corporativo do governo. Foram milhões em leite condensado, picanha, chicletes e cervejas premium etc. Apenas em dezoito dias de férias o presidente gastou a bagatela de R$ 2,5 milhões para financiar passeios de helicóptero, jet-ski, lancha, jatinho, além de custear churrascos e bebedeiras da família presidencial e seus convivas.


Por fim, nós trabalhadoras e trabalhadores da EBSERH, que somos linha de frente na guerra contra o coronavírus, e nossas entidades representativas, não daremos um passo atrás do que é justo e digno, que é nosso reajuste salarial, manutenção dos nossos direitos conquistados e condições de trabalho, para ajudarmos a salvar o máximo de vidas.


E a reunião Superintendente? SINDISEP, CONDSEF e FENADSEF, esperam resposta do HUAP!


Desde o dia 19/04, a Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - CONDSEF, a Federação Nacional dos Trabalhadores no Serviço Público Federal - FENADSEF e o Sindicato Intermunicipal dos Servidores Públicos Federais dos Municípios do Rio de Janeiro – SINDISEP/RJ solicitaram uma reunião para tratar assuntos das trabalhadoras e trabalhadores da EBSERH, que sofrem com assédio e problemas recorrentes no sistema de ponto, chegando a dever 200h negativas, mesmo tendo apresentado provas que cumpriram corretamente seus horários.


Além dos problemas no MENTORH, a reunião busca tratar da: jornada de trabalho, escalas de trabalho, banco de horas, insalubridade, equipamentos de proteção individual - EPI’s, programação de férias, progressão e questões internas sobre os recursos humanos. Essa reunião é urgente e deveria ser tratada como tal pela direção do HUAP, para acelerarmos a solução dos problemas já identificados e desenvolver instrumentos de prevenção, para impedir sua repetição.


SINDISEP, CONDSEF e FENADSEF juntos pela ASSEMBLEIA DA CAMPANHA SALARIAL DO EBSERH!


O SINDISEP/RJ, em conjunto com a CONDSEF/FENADSEF, abraçou a luta em defesa dos trabalhadores da EBSERH. O primeiro passo é organizar a Assembleia geral dos trabalhadores da EBSERH, nesta quinta-feira, 06/05, sobre a Instauração da Greve, ou estado de Greve, a partir do dia 10/05 e elegeremos a comissão sindical de base e a comissão de greve. A assembleia será online e as inscrições serão pelo site do Sindisep-RJ. Lute por seus direitos! PARTICIPE DA CAMPANHA SALARIAL!


SE INSCREVA NA ASSEMBLEIA PELO LINK: https://forms.gle/uZH648NkN3vxp9VHA

197 visualizações0 comentário
bottom of page