Pauta Unificada do Serviço Público foi entregue hoje ao MGI
- Sindisep/RJ
- há 4 dias
- 2 min de leitura
Companheiros e companheiras!
Nesta sexta-feira (30), os servidores federais estão dando um passo fundamental na luta por direitos, pois a nossa Confederação, a Condsef/Fenadsef, participou, junto ao Fonasefe e Fonacate, no protocolo no Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) a Pauta Unificada de Reivindicações 2026. Pauta que nosso sindicato ajudou a construir em debates e assembleias, retratando as principais demandas da base.
“Para facilitar (o entendimento) dividimos os pontos (da pauta) em categorias para ajudar nas discussões que deveriam ter ocorrido em 2024 e 2025, mas, infelizmente, não ocorreram na MNNP (Mesa Nacional de Negociação Permanente). Continuamos com a esperança, do verbo esperançar, (de) que conseguiremos efetivamente dialogar com o MGI, e avançar, principalmente nas pautas, que são políticas, como aconteceu com as pautas econômicas em 2025 e 2026.”
O documento representa a unidade do funcionalismo do Executivo Federal e traz pontos urgentes para a categoria, através do Ofício Fonasede/Fonacate n.º 01/2026, disponível abaixo.
Alguns dos principais pontos da pauta unificada são:
✅ Valorização Salarial: Correção de distorções e busca por uma tabela única para níveis superior, intermediário e auxiliar.
✅ Benefícios: Equiparação dos auxílios entre os Três Poderes e criação do "Desenrola Servidor" para dívidas consignadas.
✅ Direitos Garantidos: Regulamentação da Convenção 151 da OIT (data-base e direito de greve) e aposentadoria integral com paridade.
✅ Revogações Necessárias: Fim das medidas autoritárias dos governos anteriores e do "gatilho" do arcabouço fiscal que limita aumentos reais.
✅ Saúde e Aposentados: Extensão do auxílio-saúde e criação do auxílio-nutrição para aposentados e pensionistas.
✊ O recado é claro: Chega de elitização no serviço público! Queremos um Estado forte que valorize quem trabalha para a população. Fora Centrão!







Comentários