Nesta terça-feira realizamos a Assembleia Unificada da Cultura no RJ, no Museu Histórico Nacional, com a presença de trabalhadores do Ibram, Iphan e FBN. Foi um marco importante na retomada da nossa categoria da Cultura, que já foi uma das mais combativas e mobilizadas do serviço público.
A assembleia apontou que o caminho pela frente é árduo e para obter sucesso em nossas pautas, precisamos fortalecer nosso instrumento de luta, o sindicato. Desta forma, muitos dos presentes se sindicalizaram ao fim da assembleia, apostando no sindicalismo classista.
Além disso, saímos de lá com 3 encaminhamentos.
1. GPCOT: vinculadas presentes (Ibram, Iphan e FBN) farão esforços no sentido de indicar seus respectivos nomes ainda em novembro, com base do calendário estabelecido pelo Ibram (prazo máximo de 24/11, tentativamente);
2. Os servidores da Cultura do RJ aprovam a mobilização com participação em atos virtuais e presenciais no dia 8/11, incluindo o Ato Unificado do Serviço Público Federal no Buraco do Lume, às 16h (em frente ao edifício Menezes Cortes), Centro do Rio;
3. Os servidores da Cultura do RJ farão nova assembleia com pauta específica de tabela salarial e plano de carreira, para definir apontamentos a serem levados ao seminário de mesmo tema, que ocorrerá em Brasília nos dias 5 e 6/12/2023, com participação do MinC e vinculadas.
Saudações sindicais!
Comments