Saudação ao XI Encontro Nacional do Fórum Nacional da Pessoa Idosa - Manaus - 2019

Companheiros:


O Sindisep/RJ, saúda o XI Encontro Nacional do Fórum Nacional Permanente da Sociedade Civil Pelos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizado em Manaus/AM nos dias 17 e 19 de novembro de 2019, segmento que tem sofrido com todo o tipo de ataque, em especial nos últimos governos, mas que continua na luta por seus direitos.


Nosso sindicato nasceu no final de 2017 em razão da necessidade de combater as “reformas” do governo Temer e segue firma no combate ao ultraliberalismo de Bolsonaro e Paulo Guedes, bem como, se solidarizando à todos os grupos organizados, que trabalham na defesa dos trabalhadores.


Nós somos membros efetivos do Fórum PNEIRJ, pois temos certeza de que a luta em defesa dos direitos da pessoa idosa é fundamental para toda a classe trabalhadora. Exigimos do Estado o cumprimento de suas atribuições constitucionais para esse segmento da sociedade, abandonado e desprezado pelos últimos governos, que não tiram do papel as políticas públicas de assistência às pessoas idosas.


Apesar dos idosos terem dedicado suas vidas ao crescimento do país, são tratados como peso morto por não estarem mais produzindo riqueza para o grande capital.


Agora, o que já era ruim, conseguiu ficar ainda pior no governo Bolsonaro e Paulo Guedes, com os idosos sendo alvos prioritários no corte de direitos históricos, como na reforma da previdência, contingenciam investimentos na saúde e no atendimento destes cidadãos, enquanto priorizam os lucros do mercado financeiro e dos credores da dívida pública.

Ora, aposentadoria não é privilégio, mas um direito conquistado a duras penas, para garantir a sobrevivência destas pessoas que trabalharam o crescimento deste país, agora posto à venda a preço de queima de estoque.


Foram aqueles, que hoje são idosos, que construíram a Petrobrás, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o Correios, entre outros, que vem sendo sucateadas para justificar a sua privatização, pondo em risco, até mesmo, os fundos de pensões de seus trabalhadores.


Agora, a nova ameaça do governo é a Reforma Administrativa, que busca, de um lado, expulsar os idosos que atuam no serviço público, e de outro, corta serviços públicos que lhes são prestados, precarizando ainda mais o atendimento no INSS e no SUS.


Precisamos decuplicar o engajamento na defesa da dignidade e da cidadania da pessoa idosa, sensibilizando a sociedade e trazendo para os fóruns, o maior quantitativo possível de entidades.


A luta é e será árdua, mas nós do Sindisep/RJ acreditamos que se estivermos unidos, poderemos vencer!

Diretoria do Sindisep/RJ

Rua Visconde de Inhauma, n.º 58, sala 1108 - Centro

Rio de Janeiro - RJ, CEP 20091-007 - Brasil