top of page

Abolição da escravatura e a cultura afro no Arquivo Nacional



Imagem do sítio http://www.50emais.com.br/tres-seculos-de-escravidao-a-mais-terrivel-de-nossas-herancas/

Começa hoje, no Arquivo Nacional do Brasil um grande evento pela ocasião da passagem em 2018 dos 130 Anos de Abolição da Escravatura. Muitas atividades irão acontecer de 8 a 12 de maio, em uma vasta programação que inclui debates, palestras, música, dança e outras atividades.

O cineasta Nelson Pereira dos Santos realizou obras fundamentais e de forte evocação popular, sendo alguns nitidamente relacionados à cultura afrodescendente. Rio Zona Norte (1957) e O Amuleto de Ogum (1974), que serão exibidos no dia 10 de maio de 2018, a partir das 14h; e Tenda dos Milagres (1977), que será exibido dia 11 de maio às 14h, no Auditório Principal do Arquivo Nacional, que fica na Praça da República, 173 - Campo de Santana.

No dia 11 de maio, a partir das 16h, serão exibidas diversas reportagens e filmes de curta-metragem do acervo do Arquivo Nacional com artistas afrodescendentes de todas as áreas culturais.

Importante dizer que, infelizmente, a exploração e opressão do povo negro não se encerrou com a abolição formal da escravidão, mas continua até hoje, assumindo novas formas e fazendo das favelas, oprimidas pela violência do tráfico e da polícia, as novas senzalas.

Saudações sindicais!


2 visualizações0 comentário
bottom of page