Abolição da escravatura e a cultura afro no Arquivo Nacional

Começa hoje, no Arquivo Nacional do Brasil um grande evento pela ocasião da passagem em 2018 dos 130 Anos de Abolição da Escravatura. Muitas atividades irão acontecer de 8 a 12 de maio, em uma vasta programação que inclui debates, palestras, música, dança e outras atividades.
O cineasta Nelson Pereira dos Santos realizou obras fundamentais e de forte evocação popular, sendo alguns nitidamente relacionados à cultura afrodescendente. Rio Zona Norte (1957) e O Amuleto de Ogum (1974), que serão exibidos no dia 10 de maio de 2018, a partir das 14h; e Tenda dos Milagres (1977), que será exibido dia 11 de maio às 14h, no Auditório Principal do Arquivo Nacional, que fica na Praça da República, 173 - Campo de Santana.
No dia 11 de maio, a partir das 16h, serão exibidas diversas reportagens e filmes de curta-metragem do acervo do Arquivo Nacional com artistas afrodescendentes de todas as áreas culturais.
Importante dizer que, infelizmente, a exploração e opressão do povo negro não se encerrou com a abolição formal da escravidão, mas continua até hoje, assumindo novas formas e fazendo das favelas, oprimidas pela violência do tráfico e da polícia, as novas senzalas.
Saudações sindicais!