28 DE OUTUBRO: DIA DO SERVIDOR E DA SERVIDORA PÚBLICA!
- Sindisep/RJ
- 28 de out.
- 2 min de leitura
Sindisep-RJ filiado à CONDSEF/FENADSEF
Companheiras e Companheiras:
Hoje, 28 de outubro, é o dia da nossa categoria, o Dia das Servidoras e Servidores Públicos, trabalhadores essenciais para o funcionamento do Estado brasileiro, garantindo imparcialidade e profissionalismo na execução de políticas públicos e no atendimento à população.
Infelizmente, justamente por causa disso, sempre somos alvos de ataques por setores da sociedade que querem fazer uso privado da máquina pública dentro da lógica do projeto neoliberal e que agora se traduz na atual proposta de reforma administrativa.
Na sexta-feira passada, Pedro Paulo (PSD-RJ), puro suco do Centrão, é homem de confiança do prefeito do Rio e pré-candidato a governador do RJ, Eduardo Paes, obteve a assinatura de 171 deputados (esse número diz muito) para a PEC do DESMONTE, que inaugura a fase legislativa da Reforma Administrativa e deu como presente às servidoras e servidores públicos, um projeto fiscalista, preconceituoso e privatista.
O objetivo da reforma é simples: desmontar o serviço público, inviabilizar a prestação de serviços e transferir recursos para a iniciativa privada. Algumas “propostas” são:
Acabar com o trabalho integralmente remoto e o limitá-lo a 1 dia por semana, obrigando a residir no município de lotação;
Acabar com concursos públicos e substituir servidores por indicados políticos;
Cortar verbas de órgãos públicos que deverão buscar “parcerias” com grupos privados para sustentar seus serviços;
Cortar investimentos públicos na saúde e na educação, para redirecionar esses recursos para o pagamento da dívida pública;
Criar um “bônus” salarial, mas que só beneficiaria poucos servidores de “cargos estratégicos”.
Mas se servidores e a população perde, quem ganha?
Especulação imobiliária e fundos de investimentos (como no Porto Maravilha, não é Eduardo Paes?);
Candidatos apoiados pelo governo, que terão milhões de cargos para comprar votos e apoio (lembra dos Guardiões do Crivella? Multiplica por 100);
Grupos privados que irão ganhar dinheiro utilizando a estruturas públicas (como a venda de leitos de hospital públicos para grupos privados);
Os bancos e especuladores ganharão ainda mais dinheiro;
Vão poder comprar a fidelidade de alguns servidores em “cargos estratégicos”, oferecendo o pagamento de bônus e ameaçando retirá-lo.
Por esses pontos e tantos outros da “reforma”, neste dia do servidor e da servidora, ao invés de dar parabéns às nossas companheiras e companheiros, faremos um chamado à luta! Mais do que nunca, o único caminho é a luta do conjunto dos servidores públicos, dos movimentos sociais organizados, partidos políticos de esquerda e da população em geral contra esse ataque aos direitos dos servidores.
Esperamos a todos e todas amanhã, dia 29 de outubro, nos atos contra a Reforma Administrativa e a PEC do DESMONTE, no Rio de Janeiro, o ato será em frente a ALERJ, a partir das 14h00. Vamos à luta!
ATO UNIFICADO CONTRA A
PEC DO DESMONTE
29/10 - 14HOO - ALERJ/BURACO DO LUME
Saudações sindicais!








Comentários