top of page

Reunião do Sindisep/RJ com o novo diretor do Museu do Índio

No dia 2 de dezembro de 2019, o SINDISEP-RJ e Núcleo de Base do Museu do Índio, foram recebidos formalmente pelo novo Diretor do Museu do Índio, o Sr Giovani de Souza Filho. Após as devidas apresentações – Alex Noronha (diretor do Sindisep), Rodrigo Piquet e Fernanda Moreira (NBMI) - foi resgatado o histórico do sindicalismo combativo que desenvolvemos no RJ como servidores federais e as lutas que travamos em prol dos direitos dos servidores, em geral e do Museu do Índio/Funai em específico.


Entregamos ao Sr Giovani o nosso jornal, assim como textos políticos e jurídicos que corroboram a importância de se abrirem as portas do Museu do Índio ao público em geral (seja da comunidade do entorno, para visitação escolar e pesquisadores da temática indígena). Indicamos que o MI tem o papel imprescindível na garantia dos direitos indígenas em virtude da grande quantidade de documentos aqui depositados que norteiam em vários momentos processos jurídicos e administrativos pela demarcação de Terras Indígenas.


Tratamos da necessidade de melhoria da nossa comunicação interna e externa para que não se tenha a impressão de que o Museu funciona normalmente quando, na realidade, esse funcionamento é parcial e não garante o acesso do público externo às instalações do Museu. Solicitamos empenho da Direção do MI para realizar gestão junto ao Corpo de Bombeiros do RJ que permita a abertura total ou, no mínimo, dos espaços que não constituam riscos de sinistros ao público visitante e aos servidores do Museu. Consideramos que todo o diálogo é positivo e esperamos que seja garantido aos servidores do MI sua livre manifestação e melhoria nas relações interpessoais.

Sindicato é pra lutar!

53 visualizações0 comentário
bottom of page