top of page

SINDISEP/RJ SEGUE NA LUTA EM DEFESA DOS IDOSOS

A Comissão de Assuntos da Criança do Adolescente e do Idoso promoveu Audiência Pública, no dia 15/08/2019, tendo como ponto de pauta: A Violência Doméstica, os Maus Tratos e o Assédio Moral Contra os Idosos.


Foi denunciado o que constatamos todos os dias em nosso trabalho, cresce o número de idosos morando nas ruas, não existe uma política de cuidados, falta de orçamento para políticas públicas entre outros males. Além de sofrer violência na própria família, o idoso sofre também a institucional (a “reforma” da previdência de Bolsonaro, por exemplo, culpabiliza os idosos pela crise), portanto, é importante ter Centros-Dias públicos para idosos, programa muito utilizado na Europa.



A deputada Rosane Felix, presidente da comissão, informou que foi aprovado na ALERJ a obrigatoriedade de o governo mostrar o orçamento e gastos com idosos, propôs ainda a realização de uma nova audiência pública. Os diretores do Sindisep, os servidores do Abrigo do Cristo Redentor e o Fórum Permanente Nacional e Estadual do Idoso no Estado do Rio de Janeiro - Fórum Pnei/RJ formularam conjuntamente um projeto de transformação do abrigo, já encaminhado ao governo estadual, sendo sugerida sua transformação em lei.

O Sindisep defende que seja feita uma nova audiência pois não houve tempo hábil para debater e encaminhar propostas concretas que revertam o descaso e negligência com que é tratada a assistência social no Rio de Janeiro. Dia após dia, cresce o número de idosos morando nas ruas ou agonizando, sem atendimento adequado, nos corredores dos hospitais.


É preciso que se governe pensando nas necessidades da classe trabalhadora! Num país capitalista, com mais de 14 milhões de desempregados e outros tantos milhões de subempregados, passando por humilhações, vivendo sem condições de se sustentar ou a suas famílias, é indispensável investir em políticas de assistência social.


Reunião com a liderança do governo na ALERJ

No dia 16 de agosto, o Fórum PNEI/RJ através de seus representantes Maria José Ponciano (coordenadora do fórum e diretora do Sinal/RJ), Antônio Carlos “Carlinhos” (subcoordenador do fórum e diretor do Sindisep) e Bartolomeu Evangelista França (membro), foram recebidos pelo líder do governo estadual na ALERJ, deputado Márcio Pacheco e seu chefe de gabinete Rodrigo Abel, para tratar do projeto Abrigo do Cristo Redentor e outras demandas. O deputado ouviu o Fórum PNEI/RJ e se colocou à disposição das lideranças que lutam pela vida do Abrigo, prometendo apoio nas obras de sua recuperação e outras lutas em defesa dos idosos.


O SINDISEP PERGUNTA:

Se os representantes do governo asseguram que existe a verba para as obras, porque elas estão demorando tanto para começar?


Filie-se ao Sindisep/RJ e una-se a luta em defesa do Abrigo!

14 visualizações0 comentário
bottom of page