top of page

SINDISEP-RJ NA LUTA DA PESSOA IDOSA

Companheiras e companheiros:


Foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro – ALERJ, no último dia 26/04/2023, a Audiência Pública intitulada “Avaliação das Políticas Públicas para a Pessoa Idosa no Estado do Rio de Janeiro”. Tal atividade, convocada pelo presidente da Comissão de Assuntos da Criança e da Pessoa Idosa, deputado estadual Munir Neto (PSD), ocorreu com o auditório lotado, sendo que parte expressiva desse público foi formada de pessoas idosas.



Os diretores do Sindisep-RJ e representantes junto ao Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual da Pessoa Idosa (Fórum PNEPI-RJ) e ao Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI), Antonio Carlos de Castilho (Carlinhos) e Paulo Sergio Christóvão, estiveram presentes junto dos demais representantes do Fórum e CEDEPI, Maria José Ponciano, Lis Machado e Bartolomeu Evangelista França.

Alguns destaques nas exposições dos representantes da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro durante a Audiência foram: (a) que as pessoas idosas têm prioridade no orçamento; (b) que o Estado tem de garantir os direitos dos idosos; (c) que os quadros de demência, que vem crescendo muito por conta de vários fatores, são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma questão de saúde pública; (d) que o Estado do Rio está em 2º lugar no percentual nacional de pessoas idosas ganhando até um salário mínimo (18 %), cerca de 34 milhões de pessoas, perdendo apenas para o Rio Grande do Sul; e (e) que idosos com dificuldades (descontos indevidos em aposentadorias, consignações fraudulentas, violência doméstica, negativa de planos de saúde, negação de acesso a medicamentos, maus tratos etc) devem procurar o Núcleo de Primeiro Atendimento na Defensoria, localizada na Av. Rio Branco, 147, no 12º andar.

Alexandre Isquierdo, responsável pela Secretaria Estadual de Envelhecimento Saudável, além de falar do total apoio do governador às políticas públicas dirigidas ao seguimento idoso, anunciou vários projetos já prontos para serem implementados.

O deputado Munir Neto falou de projetos voltados para a população idosa, em funcionamento na cidade de Volta Redonda, considerados por ele como modelos que poderiam servir de exemplo para o Estado do Rio de Janeiro se tornar uma referência nacional. Ao final, colocou seu gabinete à disposição e divulgou o número de telefone da Comissão do Idoso: 0800 2391.

Maria José Ponciano, representante da sociedade civil atualmente na presidência do CEDEPI, falou de situações que vem atrapalhando o eficiente andamento e execução das políticas públicas, principalmente no que se refere às recorrentes interrupções após o período de eleições, e mais recentemente quando da troca de dirigentes. Apontou como solução dar preferência à contratação de pessoas por meio de concursos públicos, uma vez que, com elas, as possibilidades de continuidade dos serviços e projetos são maiores.

Na avaliação de Carlinhos e Paulo, a lotação do auditório indica a importância de se discutir políticas públicas nesse setor, que foi terrivelmente abandonado e desmontado ao longo dos últimos anos. Os dirigentes também apontaram que é não é justo as pessoas idosas continuarem sendo tratadas em segundo plano, como sendo um peso no orçamento, a ser carregado pelos demais setores da sociedade. Por fim, avaliaram que o momento é propício para avançar com projeto de transformação do Abrigo do Cristo Redentor em centro de referência para idosos.

A partir do breve relato acima, o Sindisep-RJ reafirma o seu apoio e compromisso de

participação nas lutas do Fórum e do Conselho do Idoso, defendendo todos os direitos dessa população e exigindo o tratamento digno às pessoas idosas.

Nenhum passo atrás, nenhum direito a menos!

Sindisep-RJ


15 de junho: Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa


Companheiras e companheiros:

No dia 15 de junho haverá um importante ato no Buraco do Lume (Praça Mário Lago) em defesa da pessoa idosa. O SINDISEP-RJ estará lá como de constume, debatendo o tema e apoiando a luta de nossos companheiros da melhor idade!

Participe!

Filie-se ao SINDISEP-RJ!

24 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page