top of page

Negocia Cultura! Somos todos MinC!


Negocia Cultura! Somos todos MinC! Com esse mote em favor da unificação e da negociação entre o Governo e os trabalhadores da Cultura, servidores marcaram presença no XII Seminário Internacional de Políticas Culturais, promovido pela Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), com apoio do MinC, entre 16 e 20 de outubro de 2023.


Destaca-se a importância da presença do SINDISEP-RJ e dos servidores da cultura, organizados em torno de uma pauta unificada, na Casa de Rui Barbosa, já que a demanda histórica da categoria é exatamente a equiparação de Tabela Salarial e Plano de Carreira com a FCRB, única entidade vinculada do MinC que goza de carreira estruturada. Busca-se, com isso, justiça salarial e isonomia de carreira para todo o MinC, em sua administração direta e em suas vinculadas.


Para Marcos de Brum Lopes (SINDISEP-RJ e Representante dos Servidores do Instituto Brasileiro de Museus, Ibram, MinC), “o impacto [da implementação da Carreira da Cultura] é significativo na vida dos servidores, positivo e robusto na manutenção das políticas públicas da cultura, e baixo para as despesas da União”. Os servidores deixaram claro que não buscam enfrentamento com o próprio MinC, mas que esperam um posicionamento firme dos gestores do Ministério em defesa da pauta dos trabalhadores da cultura.


Com cartazes, faixas, panfletos e falas, os servidores finalmente obtiveram uma manifestação clara do MinC sobre a Carreira da Cultura durante a mesa de encerramento, que contou com representantes do Ministério. A Secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins, afirmou que foram os servidores públicos que mantiveram o Estado em funcionamento nos últimos anos, reiterando que o MinC está junto com os servidores na reconstrução do Ministério e na identificação do lugar da Carreira da Cultura. Para ela, “apenas um Ministério forte possibilitará que servidores tenham um lugar seguro, criativo e importante” no exercício dos seus trabalhos.


Enfim, foi dado um passo importante na luta histórica dos servidores da Cultura por uma Tabela Salarial e um Plano de Carreira condizentes com a importância e a excelência do trabalho que desempenham na promoção das políticas públicas de cultura e na defesa da Democracia brasileira.


Assista aos vídeos das manifestações nos links a seguir:

16/10: Marcos de Brum Lopes (Ibram, MinC) e Lia Calabre (FCRB, MinC) https://www.instagram.com/p/CygwU1sJ4DX/

20/10: Marcos de Brum Lopes (Ibram, MinC) e Roberta Martins (MinC) https://www.instagram.com/p/Cyt1LMeJisA/

Siga, curta, comente e compartilhe nas redes:



22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page